O baixo teor de fósforo em solos do Cerrado é um dos fatores limitantes da produtividade agrícola, pois o P está diretamente ligado ao crescimento e desenvolvimento das culturas. Os solos desse bioma são altamente intemperizados, com alto teor de óxidos de ferro e alumínio.
Quando a terra possui uma quantidade elevada desses elementos, eles fixam o fósforo, tornando-o indisponível para as plantas. Mesmo quando há fósforo no solo, boa parte dele fica “preso” nos coloides, ou seja, não estão disponíveis para as plantas. Dessa forma, a aplicação de fertilizantes fosfatados é fundamental para repor o nutriente e suprir a demanda das plantas durante o ciclo.
O manejo deve considerar a fonte, dose, época e modo de aplicação. Uma das formas de suprir essa deficiência é através da fosfatagem, pois nessa prática são utilizadas fontes de menor custo, para corrigir o teor de P no solo, reduzir a perda desse nutriente e promover maior disponibilidade ao longo do ciclo da cultura. É uma prática especialmente indicada para áreas com histórico de baixa fertilidade.
Tudo começa no equilíbrio do solo.



